O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é o nome que se dá para a divulgação de produtos e serviços através da internet, para conquistar novos clientes e/ou manter um relacionamento com os mesmos. Essa é uma das estratégias mais indicadas para publicidade segmentada e um dos meios mais eficientes para criar um relacionamento direto com os clientes.
E para a criação dessas estratégias, temos diversos canais como sites, blogs, redes sociais e sites de buscas entre outros. Cada um com objetivos diferentes, funcionalidades e nichos específicos, os quais explicaremos mais à frente.
Está interessado em saber como fazer marketing digital e divulgar sua empresa na internet? Então continue a leitura e entenda como.
Em qual rede social devo criar o perfil da minha empresa?
A primeira tarefa é escolher em qual rede social sua empresa precisa estar presente. Para isso, é preciso entender o propósito e as principais funções da rede e analisar qual o perfil do seu público para que ele tenha fit com o perfil da rede social.
Somente conhecendo muito bem o seu negócio e as particularidades de cada rede é que você saberá qual a melhor rede social para sua marca se fazer presente e ser sucesso entre os clientes.
O Facebook é até hoje a maior rede social do mundo, com o impressionante número de 2.701 bilhões de usuários mensais. Por isso, é o que chamamos de presença básica, onde todas as empresas devem estar presentes, independente do mercado de atuação e perfil do público.
Além de permitir a publicação de textos, fotos, vídeos, stories e anúncios pagos, o Facebook permite a criação de grupos – privados ou não. Isso pode ser uma estratégia interessante para seu público discutir assuntos, compartilhar interesses e experiências.
É a 4ª rede social mais acessada no Brasil, com nada menos que 95 milhões de usuários. É voltada para divulgação de fotos e vídeos. Além das publicações fixas no feed, também tem os stories, vídeos e fotos de curta duração, que ficam disponíveis por apenas 24h, mas que podem ser salvos e fixados permanentemente.
Essa rede permite um pouco mais de informalidade, já que a ideia dos stories, é interagir com o público através de um smartphone, usando funções nativas do app, como enquetes e caixinhas de bate-papo. Além disso, o Instagram permite a gravação de lives, que são transmissões ao vivo, mas que depois podem ficar gravadas para serem vistas posteriormente.
YouTube
O YouTube é a principal rede de compartilhamento de vídeos que em 2020, e segundo o Hootsuite, especializado em gerenciamento de mídias sociais, atingiu 2 bilhões de pessoas.
Lá, é possível publicar vídeos gratuitos e compartilhá-los em outras redes sociais ou sites, por meio de links que a própria plataforma disponibiliza.